CHAMADO PASTORAL DE DEUS E A CONFIRMAÇÃO DO POVO
Arão recebeu sua ordenação para o sacerdócio em Levítico 8. Naquele tempo, o povo já havia organizado como seu líder, mas agora, DEUS lhe dá o chamado divino. O Senhor instruiu Arão para usar certos mantos e acessórios para servirem de símbolo externo para seu chamado interno.
Para um líder crente, o chamado de DEUS se torna um fundamento pessoal para o ministério, um ponto de revelação. Ninguém deve assumir uma posição espiritual sem um chamado divino. O chamado de DEUS é o primeiro passo para toda pessoa que deseja uma posição de liderança espiritual.
Veja o exemplo de Davi:
· Primeiro DEUS escolhe e separa para si.
DEUS envia Samuel até a casa de Jessé para a escolha de Davi.
· Em seguida, DEUS capacita.
Davi é treinado durante anos, e mesmo sabendo que substituiria Saul, soube esperar o tempo certo de amadurecimento.
· DEUS envia.
DEUS nesta fase, envia para onde quer, segundo os seus propósitos.
Muitos escolhidos querem antecipar as etapas e isto não vem do Senhor. Temos que esperar o tempo certo de amadurecimento, e assim não atrapalhar os planos de DEUS. Outro fato que acontece muito, é que Pastores já formados querem exercer o poder divino sobre os escolhidos de DEUS e só querem reconhecer tais chamados se estes lhes servirem e se forem seus subordinados. Querem se tornar os responsáveis espirituais, trazendo os méritos para si, o que muitas vezes atrapalham os planos de DEUS, trazendo inclusive, complicações para sua própria vida. Eles vêem a unção sobre o escolhido e tentam trazer para si, como se fossem o responsável por tais obras e acontecimentos dos escolhidos e treinados por DEUS.
O CHAMADO:
Todo chamado tem dois componentes: Um INTERNO e um EXTERNO. A mão de DEUS sobre a pessoa, provê o componente INTERNO. Através deste, a pessoa reconhece que se espera que ela ocupe uma posição de liderança. O Componente EXTERNO, vem quando outros confirmam que a mão de DEUS, de fato, repousa sobre a pessoa. Se você sente que pode muito mais do que é lhe dado, procure cursos de aperfeiçoamento, busque seminários específicos, invista em seu chamado, que DEUS lhe abrirá as portas e lhe capacitará. Saiba que neste caso, DEUS é também um grande interessado em seu crescimento, para usá-lo no tempo e local certo.
SOMENTE DEUS UNGE UMA PESSOA PARA LIDERAR E MINISTRAR; ORGANIZAÇÕES, SE MUITO, APENAS RECONHECEM E CONCORDAM COM A UNÇÃO DIVINA. A AUTORIDADE DE UM LÍDER ESPIRITUAL VEM DE DEUS E NUNCA DE HOMENS.
A palavra “ autorizar ”, é derivada da palavra latina que significa aumentar ou crescer. Frank Damazio nos lembra que a palavra “autorizar” sugere o significado espiritual de um construtor de edificações espirituais como : O criador de famílias espirituais; Uma pessoa que realiza ações espirituais; O autor de escritos espirituais; O mestre de conhecimentos espirituais; Um conselheiro de ações espirituais; Um promotor de ações espirituais; Um sustentador de leis espirituais; Um líder espiritual na vida pública; Um modelo de conduta espiritual; Um guardião de mulheres e menores; Um vencedor do bem-estar espiritual de outros...
SUA RESPOSTA
Muitas vezes, alguns sinais acompanham o chamado de DEUS de uma pessoa à vocação ministerial. Rm 1:14-16 sugere alguns destes sinais:
ESTOU ANSIOSO – ( Senso de paixão e urgência para alcançar pessoas )
SOU OBRIGADO – (Sentimento de que não se pode fazer nada senão vocacionalmente)
NÃO ME ENVERGONHO – (Convicção de fazer o que os outros podem considerar ilógico)
A ORDENAÇÃO
A palavra “ ordenar ” provém de um termo latino que significa “ colocar em ordem; arranjar; designar ou regulamentar ”. Ordenar alguém significa designar oficialmente uma pessoa para o oficio e regulamentar as suas atividades ministeriais. A verdadeira ordenação não precede o ministério, mas segue-o. Somente depois de uma pessoa exercer clara influencia espiritual, habilitada pelo ESPÍRITO SANTO, ela estará pronta para ser ordenada por humanos. DEUS chama, e pessoas confirmam o chamado através da ordenação.
Que o SENHOR possar te chamar, te capacitar e te treinar, segundo os SEUS propósitos.