“ JULGAR E
ADMOESTAR “
NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS. POIS, COM O CRITÉRIO COM QUE JULGARDES, SEREIS JULGADO; E COM A MEDIDA COM QUE TIVERDES MEDIDO, VOS MEDIRÃO TAMBÉM. ( Mt 7:1-2 )MUITA GENTE FALA: VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE ME JULGAR...Inicialmente gostaríamos de separar a interpretação de “ JULGAR X ADMOESTAR “.
- JULGAR OU JULGAMENTO é um veredicto, que na linguagem dos juízes são de “ Condenar “ ou “Absolver “.
- ADMOESTAR é o ato de correção através de uma ou mais tentativas, que pode levar o indivíduo á não passar por um julgamento. Seria uma tentativa de correção.
Quando há um JULGAMENTO " HÁ UMA DECISÃO ".Quando há uma ADMOESTAÇÃO " HÁ UMA TENTATIVA DE ENTENDIMENTO".Existem certas “ práticas “ que estão sujeitos a CORREÇÕES e outras a JULGAMENTOS de DEUS.
As pessoas nunca gostam de ser chamada atenção. Todos nós sabemos quando fazemos algo errado, pois o Espírito Santo nos fala em nossa consciência, mas não ligamos e fazemos de conta que não é conosco. Mas quando somos pegos por alguém, gritamos logo como alvo de defesa : VC NÃO TEM O DIREITO DE ME JULGAR. E nem estamos julgando, mas admoestando para que não se faça mais aquilo que foi praticado erroneamente.
Para podermos ADMOESTAR / CORRIGIR alguém, precisamos verificar duas coisas importantes:
- Se estamos admoestando em Espírito ou na carne.
- Se o argueiro também não esta em nossos olhos.
Os sacerdotes daquela época eram chamados de fariseus porque eles não viviam o que pregavam ( Mt 7:3-5 ). Muitos de nós, inclusive pastores, impomos um monte de julgo sobre as ovelhinhas do Senhor, que nem praticamos.Quando tivermos que ADMOESTAR, que façamos em amor. Quando estamos em Cristo Jesus, em Espírito, ADMOESTAMOS em amor.
A pessoa ADMOESTADA não se sinta também JULGADA, pois esta não esta recebendo um veredicto, e sim sendo chamada atenção por algo que desagradou a DEUS.
O próprio DEUS de ISRAEL manda que pratiquemos ADMOESTAÇÕES uns com os outros, para que haja arrependimento e tal prática não venha mais se suceder, para que maldições maiores não nos sobrevenham ( A mulher que foi pega em adultério... )Em (Ez : 3:18—19 ) DEUS fala ao ímpio, e nos dois versículos seguinte fala também ao justo (Ez 3:20-21). Aqui ELE diz que cobrará tanto do ímpio quanto do justo se o pecador não for ADMOESTADO.
- Quando verdadeiramente JULGAMOS e não ADMOESTAMOS, é porque gostaríamos de estar no pecado do irmão e não podemos. Quando damos o veredicto de culpa ou absorvência a uma ovelhinha praticante de um pecado, é porque gostaríamos de estar no lugar dela, e não podemos.
Precisamos estar produzindo muitos frutos para podermos ADMOESTAR as ovelhinhas do Senhor, quer seja cristã ou não. Precisamos ser como as árvores frutíferas que se deixam mostrar seus frutos e outros que ficam entre as folhagens. Lembremos que os frutos vem da vontade de DEUS e não o fazer por conta própria. Veja bem a diferença entre FRUTOS DO ESPÍRITO X FRUTOS DA CARNE em ( Gl 5:19-23 ).
- Para finalizarmos este nosso entendimento de JULGAMENTO, gostaria de testificar também aqui, que não podemos levar um irmão em CRISTO JESUS ao tribunal dos homens. A PALAVRA de DEUS nos diz em ( 1Co 6:1-11 ) que os irmãos devem ser JULGADOS pela LEI do ALTÍSSIMO e não dos homens.
Que o Amor de DEUS, a Soberana Graça de nosso SALVADOR e as Consolações do ESPÍRITO SANTO, esteja sobre sua vida.Pr. Marcelo Veras.
