sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NICOLAÍTAS



NICOLAÍTAS

( Pastores – Padres – Papas – Apóstolos – Bispos )


“Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio”. (Ap. 2.6)

Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio”. (Ap. 2.15)

                                      

Qual o significado da palavra “nicolaítas” mencionada na carta a igreja em Éfeso? A palavra nicolaítas significa: superior aos outros. “nicolaítas”, em grego, é composta de duas palavras: “nikao” e “Laos”.  Nikao significa “conquistar” e Laos significa “povo comum” ou “Laicato” (leigo).

Então, “nicolaítas” significa “conquistando o povo comum ou leigo”.


Quando o Criador menciona os nicolaítas nas sagradas escrituras, ele está se referindo a um grupo de pessoas que se estimam superiores aos irmãos comuns, os entendidos. Homens de dentro do ramo (profissionais), que se posicionam acima dos outros.

Isso, sem dúvida, diz respeito á hierarquia que foi pouco a pouco introduzida entre os seguidores do Messias e se estabeleceu através do Cristianismo. Dessa forma foi instituído um grupo de pessoas como uma classe intermediária entre o Criador e os homens e como vimos, O Criador odeia isso!

A doutrina dos nicolaítas é a ditadura religiosa, é o homem, papa, bispo, padre, pastor etc. No trono e a denominação no centro. Um sistema ditatório. O Criador odeia a ditadura. Está escrito: “Ora, o Pai é Espírito; e, onde está o Espírito Dele, aí há liberdade.”


O Salvador aboliu a divisão cléro/leigo. Quando ele morreu, o véu que separava o Criador do povo rasgou-se, pondo fim a classe mediadora. O Salvador aboliu a necessidade de sacerdotes e ele mesmo se constituiu o único mediador entre os homens e DEUS. ( I Timóteo 2 )

“Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens, ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres( Efésios 4. ). 

O que era uma classe mediadora no Antigo Testamento, agora no Novo Testamento é apenas dons. Infelizmente a liderança no reino do Criador foi deturpada e se transformou em um modelo de hierarquia á maneira deste mundo, com um conselho e pastores dominando sobre o rebanho, agindo assim em desconformidade com os ensinos do Messias, os quais nos instruem apenas a termos um relacionamento puro entre irmãos.

 

No modelo desejado pelo Criador, não há pessoas ou personalidades que concentre olhares, a não ser o Messias. Tanto para católicos, como para protestantes, o Salvador é o cabeça, porém apenas teoricamente, na pratica ainda existem mediadores determinando o relacionamento entre o Criador e os homens. Precisamos enxergar que nunca foi o desejo do Criador nos inserir em uma religião organizada, fomos colocados em um organismo vivo que é o seu corpo, do qual somos membros. O Criador concedeu á igreja emissários, profetas, evangelistas, pastores e mestres – porém estes não são ofícios, (profissão), títulos ou posições hierárquicas, mas tão somente dons, funções orgânicas – visando o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu ministério, para edificação do corpo de Cristo. ( Efésios 4 )


Nada façais por contenda ou vanglória, mas por humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo... ( Filipenses 2:3 )


O SISTEMA de padres das denominações do mundo, o SISTEMA clerical da denominação do estado, e o SISTEMA pastoral das denominações Protestantes, são todos de uma mesma natureza. NICOLAÍTAS.


As escrituras nos instruem apenas a sermos irmãos. Há o dom de pastor, mas não há cargos pastorais superiores. O SISTEMA pastoral é apenas uma tradição de homens, ou seja, o velho costume de homens dominarem outros homens.


Disse o Salvador aos seus discípulos: “Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai (papa, padre...); porque só um é vosso PAI, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias (pastor), porque um só é vosso Guia (Pastor), o Messias.”    ( Mateus 23 )


Novamente afirmo, as escrituras revelam DONS pastorais, não SISTEMAS pastorais. O DOM é legitimo, o SISTEMA é falso. O DOM é do Criador, o SISTEMA é dos homens. Infelizmente nos dias atuais, aquilo que era para ser um DOM se transformou em um oficio, (profissão), SISTEMA, o principal motivo para dominar o semelhante.


O corpo do Messias virou empresa e muitos pseudos pastores se transformaram em empresários milionários, orgulhos e amantes dos holofotes. A verdade é que a religião é o comercio mais lucrativo na face da terra, e como nos alertou o apóstolo Paulo, assim estão ocorrendo, homens perversos se levantaram e fizeram discípulos para si ( Atos 20 )


Busquem o conhecimento na Palavra (Bíblia), analisem, o reino dos céus sofre violência, e homens violentos se apoderam dele. Fujam para os montes, fiquem a sós com o Criador, ouçam sua voz, se fortaleçam com seu Espírito. O pai está clamando: Sai dela povo meu, para não serdes participantes de seus pecados e para que não incorras em suas pragas. (Apocalipse 18)


Em “1 Co 12”, Paulo fala sobre os 9 dons do ESPÍRITO SANTO, ( curas, fé, profecias, palavra de conhecimento, sabedoria... )  Quantos já se apossaram destes dons que como diz a Palavra, É do ESPÍRITO...?   Quantos se acham o cara pensando que estes dons lhes pertencem.  Quantos se proclamam profetas, mestres, apóstolos dentro de sua suntuosas sinagogas...?

                                       



Tenham em mente amados, o clero organizado por graus hierárquicos até chegar a um cabeça, ou seja, um presidente, é uma manifestação do espírito do anti-Messias. Não importa quão maravilhoso e necessário pareça. Não é nada menos que o arrazoamento humano tomando lugar da palavra. Infelizmente muitos buscando agradar ao Criador estão mergulhados no SISTEMA do anti-Messias.
NÃO PODEMOS ADORAR OU IDOLATRAR MAIS A CRIATURA QUE O CRIADOR.



                                                                                              Pr. Marcelo Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário